Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Celebrando o Natal em família - Roteiro

Tempo de preparação

Vivemos um momento importante. Hoje nos chega o Salvador. Para que não sejamos pegos de surpresa, vivemos o tempo do Advento. Um período de maior atenção e cuidado. Um tempo de conversão. Isto para que nos prepararemos para acolher o Deus Menino que nos vem. Há dois jeitos de se preparar. No primeiro arrumamos a casa, compramos presentes, cozinhamos coisas gostosas. Queremos receber bem as pessoas queridas.

A segunda é ainda mais fundamental. Nela aprontamos o coração para receber o Menino Jesus. Da preparação de fora a cidade e as casas nos dão mostras de que foi feita. Hora então de se verificar como está sendo concluída a minha preparação interior. Todo o meu ser está pronto e anseia pela vinda do Menino Deus, ou cuidei principalmente da preparação primeira, a exterior?

Nesta celebração teremos a oportunidade de nos prepararmos, um pouco mais, para a chegada do Deus Menino.

Tempo de se reunir

O Natal original aconteceu em Belém por causa de uma reunião. É que naqueles tempos os recenseamentos eram feitos através dos clãs. Por isto se convocavam as famílias para que se reunissem nas suas cidades raiz, para serem contadas. Por causa disto José e sua Maria, grávida, tiveram que ir até Belém.

Natal continua a ser tempo de reunião. Não mais para sermos contados enquanto famílias e amigos, eis que sabemos quanto somos, mas para que, mais uma vez, nos reconheçamos. Para que nos olhemos uns aos outros e nos alegremos, muito mais do que pela existência, mas porque nos amamos.

Por isto estamos aqui agora. Nós nos reunimos no Natal não somente porque gostamos de estar juntos, mas principalmente porque o próprio Deus veio fazer sua casa no meio de nós. Nós nos reunimos porque Deus é gente. Ele nos ama e não quis ficar distante de nós. Nós nos reunimos porque o Amor veio morar conosco e a vida ganhou novo colorido, mais sentido.

Tempo de se celebrar

É tempo de celebrar e por isto queremos recordar a história por causa da qual estamos reunidos. Ela está relatada no Evangelho de Lucas, capítulo 2º, 1 a 14.

“Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

Façamos silêncio. Sintamos no coração o que foi proclamado tem a nos dizer.
Agora, alguns de nós poderão partilhar aquilo que sentiram, não na história em si, que esta já é mais do que conhecida, mas do que ela está a lhes dizer neste Natal, para que ele seja ainda mais bonito e significativo.

Tempo de agradecer

O Natal é celebrado bem no final do ano. Daqui a uma semana iniciaremos novo período a que chamamos ano. Nós, seres humanos, sentimos a necessidade de dividir o tempo. Isto nos dá, com certeza, mais segurança. Nessa divisão acontece do Natal acontecer bem no final de um tempo demarcado. Daqui a uma semana iniciaremos novo ano. Aproveitemos este momento para agradecer ao Menino Deus que está em nosso meio, por tanta coisa que tivemos de bom neste tempo, a começar da nossa vida.

O que temos para agradecer? Cada um, depois de um breve tempo de reflexão, poderá colocar em comum o que gostaria de mais agradecer a Deus neste ano.

Tempo de pedir perdão

Nem sempre fazemos aquilo que desejamos. Como seres humanos, falíveis e inconstantes, costumamos cair pelo caminho. Algumas vezes podemos ter nos perdido por atalhos. Pode bem ser que nos tenhamos magoado. De que precisamos pedir perdão?

- Pelas vezes em que não consegui escutar como deveria. Eu te peço perdão.
Todos: Perdão, Menino Jesus.

- Pelas vezes em que não respeitei a vida. Eu te peço perdão.
Todos: Perdão, Menino Jesus.
- Pelas vezes em que não cuidei das pessoas que amo como deveria. Eu...

- Pelas vezes em que não prestei atenção nos que de mim tinham necessidade.

- Pelas vezes em que me senti autossuficiente.

- Pelas vezes em que não fui solidário.

- Pelas vezes em que fui ausente ou omisso.

- Pelas vezes nas quais fui violento ou insensível.

- Pelas vezes em que não amei.
- ...
Tempo de planejar

Um novo ano vai começar. Natal é também nova chance. Novas possibilidades que o Deus Menino nos está oferecendo para que tentemos fazer diferente. O que gostaria de continuar neste novo ano? O que não quero repetir? Num minuto de silêncio peçamos a Deus coragem e força para que não fiquemos apenas no plano das ideias nisso que queremos para o ano que vem.

Tempo de nos abraçar, nos perdoar e nos abençoar.

Que o Menino Jesus nos faça mais unidos, mais família neste novo tempo que agora iniciamos.
Amém.

Músicas

No início: Cristãos vinde todos (Adestes fideles)
http://www.youtube.com/watch?v=qAGicbNwHw

Para terminar: Noite feliz
http://www.youtube.com/watch?v=DypBNffgnvE

Cristãos vinde todos
Cristãos, vinde todos, com alegres cantos. Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém. Vede nascido, vosso rei eterno. Oh! Vinde adoremos, Oh! Vinde adoremos, Oh! Vinde adoremos o salvador!
Humildes pastores deixam seu rebanho e alegres acorrem ao rei do céu. Nós, igualmente, cheios de alegria. O Deus invisível de eterna grandeza, sob véus de humildade, podemos ver. Deus pequenino, Deus envolto em faixas! Nasceu em pobreza, repousando em palhas. O nosso afeto lhe vamos dar. Tanto amou-nos! Quem não há de amá-lo?

Noite feliz
Noite Feliz. Noite Feliz. Oh, Senhor Deus do amor Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, oh! Jesus. Dorme em paz, oh! Jesus. Noite Feliz. Noite Feliz. Oh, Jesus Deus da luz. Quão afável é o Teu coração. Que quiseste nascer Nosso irmão. E a nós todos salvar. E a nós todos salvar

Noite Feliz. Noite Feliz. Eis que vem no ar vem cantar. Aos pastores os anjos do céu.Anunciando a chegada de Deus. De Jesus Salvador. De Jesus Salvador.



Algumas dicas para os organizadores:

O presépio: Caso ele tenha sido montado, melhor que a celebração seja feita ao redor dele. Caso não o tenha sido, uma imagem do Menino Jesus poderá ser posta no meio da roda. Importante é que o Natal seja realmente a festa do aniversariante. Há muitos por aí nos quais se pensa em tudo, menos naquele que é o homenageado. O Menino poderá, após a leitura do texto do Evangelho, ser posto por algum dos presentes na manjedoura. Poderá ser escolhido assim: O mais velho, o mais jovem, o que vive mais distante, o que estava fora, quem mais precisa de apoio... Caso não haja presépio ou imagem do Menino, em famílias evangélicas, por exemplo, acendam uma vela.

A vela: A luz é um dos símbolos mais ricos do cristianismo. Está sempre presente a enriquecer os momentos de celebração e litúrgicos da vida. Ela deverá estar com vocês mesmo que haja o presépio ou a imagem do Menino Jesus. Para acendê-la poderá ser usado um dos critérios acima, ou algum outro que a família e amigos tenham escolhido.

A leitura: Poderá ser dividida entre vários. Algum critério? Legal que haja antes uma preparação para que sejam evitados erros e incompreensões.
A música: É importantíssima. Havendo um músico que ensaie antes pelo menos dois cantos será o ideal. Sugiro dois. Um no começo e outro ao final. São bem conhecidos, mas mesmo assim coloco as letras ao final do texto. Caso não tenham músicos poderão usar estes links da internet para ajudar na cantoria:
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 19/12/2012
Alterado em 19/12/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras